Comemora-se no dia 5 de Junho, o dia Mundial do Ambiente, assinalando-se desta forma a data em que foi criado, em 1972, o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Contudo, 36 anos após essa iniciativa, há ainda muito a fazer para garantir o futuro deste planeta que, sobretudo nos últimos tempos, tem sofrido alterações a um ritmo alucinante.
Para assinalar este dia, o adulto Vítor Gomes, certificado a 5 de Junho com nível secundário, apresentou um Portefólio Reflexivo de Aprendizagem que, para além de transparecer as suas preocupações com o ambiente, constitui uma mensagem de alerta para a necessidade de reunirmos esforços que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta e, por conseguinte, para a sua preservação. Assim, num globo terrestre construído pelo próprio, os continentes deram lugar a várias imagens que evidenciam algumas das consequências de um modelo de desenvolvimento que, erradamente, encarou a natureza como uma fonte de recursos inesgotáveis: alterações climáticas, extinção de espécie, crescimento demográfico, desenvolvimento de actividades industriais, avanço tecnológico, entre outras.
Mas as preocupações do adulto com o meio ambiente não se manifestaram apenas no exterior do PRA, tendo sido apresentado um projecto futuro de construção de uma moradia ecológica que contemplou os mais ínfimos pormenores, desde os materiais de construção aos equipamentos eléctricos, tudo a pensar em diminuir ao máximo os impactos ambientais.
Nos dias que correm, esta preocupação com a preservação do ambiente deveria ser palavra de ordem para todos, pois as sequelas deixadas pela intervenção humana estão à beira de provocar uma tragédia ecológica. Tudo indica que se esgotou o tempo para deixar a prevenção para amanhã, é preciso agir já!
Por: Andrea Gil, Formadora CLC
Sem comentários:
Enviar um comentário