quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dar a voz aos nossos adultos - Básico

O meu nome é Sónia Candeias, sou natural de Lisboa e tenho trinta e quatro anos. Inscrevi-me no Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel por uma única e simples razão: estudar e adquirir mais conhecimentos além daqueles que já tinha.


Este Centro e a equipa que dela faz parte deram-me essa oportunidade. A oportunidade de adquirir novos conhecimentos, por exemplo, ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação pois lembro-me que não sabia guardar os ficheiros correctamente ou fazer formatações de texto adequadas; com o formador de Linguagem e Comunicação aprendi que os pontinhos são para colocar sempre na letra “i”.

Ao realizar a autobiografia, relembrei algumas matérias que dei na escola durante a minha adolescência e outros momentos importantes da minha vida em que tive a oportunidade de desenvolver competências. Mas o mais importante foi a oportunidade de trabalhar e aprender com pessoas maravilhosas e que me ajudaram, tanto a mim como aos meus colegas, puxando por nós, ensinando-nos bastante e esclarecendo-nos dúvidas que iam surgindo ao longo das semanas.

Através, principalmente da minha experiência profissional, consegui então desenvolver uma autobiografia que me certificou com o nível B3, equivalente ao 9º ano de escolaridade. Nela tive que evidenciar competências nas quatros áreas de competências-chave: Linguagem e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comunicação.

A Linguagem e Comunicação utilizo actualmente enquanto lido com o público, falando com os clientes, esclarecendo-lhes dúvidas e adaptando a minha forma de comunicar a cada um deles, consoante o seu perfil. Também utilizo a cidadania, ao lidar com clientes com diferentes níveis de educação, diferentes idades e diferentes culturas, respeitando todos eles de igual modo. A Matemática utilizo ao fazer a abertura e fecho de caixa, quando tenho que contar o total de dinheiro existente no princípio e no fim do dia, assim como também tenho que saber dar o troco correcto a cada cliente. A caixa registadora é uma tecnologia que sei utilizar correctamente e que me permite fazer o trabalho de um modo mais rápido e eficaz do que se não existisse e tivesse de fazer todo o trabalho manualmente.



Este processo foi muito importante para mim porque saio daqui com a auto-estima reforçada, sinto-me mais confiante nas minhas capacidades. Para além de que, agora, posso juntar à experiência profissional uma maior qualificação escolar.

Adorei trabalhar com a minha equipa de formadores, a Doutora Tânia, o Eng. Cristiano e o Doutor Vasco, e por tudo isto, por causa destas pessoas, por causa do meu querer, empenho, curiosidade e o querer saber mais e ter mais estudos, decidi inscrever-me novamente no Centro para continuar e alcançar o nível secundário, para assim me realizar pessoal e profissionalmente, tendo em conta a possibilidade de conseguir um emprego melhor e sei que posso contar com o CNO Gustave Eiffel para me ajudar a ultrapassar mais esta etapa.

Desde já agradeço à minha equipa tudo o que fizeram, fazem e vão continuar a fazer por nós formandos, pois todo o processo pelo qual nós passámos é uma mais-valia para nós.

Muito obrigado por tudo.

Discurso proferido pela Sónia Candeias na Festa de Natal do CNO

Sem comentários: