quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dois anos a qualificar...


Não podíamos deixar passar o mês de Maio sem assinalar o segundo aniversário de funcionamento do CNO Gustave Eiffel.
Nos seus dois anos de funcionamento, o CNO já registou mais de 5000 inscrições, acompanhou 2000 adultos em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tendo certificado cerca de 800.
Para assinalar este mês tão especial, "desenterramos" as fotos do primeiro Júri de Validação realizado no Centro, em Outrubro de 2006 - 5 meses depois do inicio de actividades... Deixamos também uma palavra de agradecimento a todos os administrativos, profissionais, formadores e avaliadores que contribuíram para o percurso de sucesso de todos os adultos e do Centro: BEM HAJAM!
Por: Rute Mendonça, Directora do CNO

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Projecto Grundtvig "Empowerment Crossing Borders"



O Cento Novas Oportunidades Gustave Eiffel, através da parceria estabelecida com a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora, participa no Projecto Europeu Grundtvig "Empowerment Crossing Borders", cujo objectivo é a partilha de diferentes estratégias de promoção da igualdade de oportunidades, educação de adultos e de empowerment de grupos em risco de exclusão. Em conjunto com os parceiros nacionais, Escola das Profissões e Associação Unidos de Cabo Verde, a Directora do CNO, Dra. Rute Mendonça, representou Portugal no 2º Encontro do Projecto em Praga, República Checa, nos dias 14 a 16 de Maio. O Encontro foi organizado pela ONG People in Need que há mais de 15 anos actua em mais de 37 países fornecendo apoio humanitário e defendendo os direitos humanos e os valores da democracia. Na República Checa, esta ONG gere programas de integração de pessoas socialmente excluídas, fornecendo aconselhamento psicológico, social e vocacional, ao mesmo tempo que desenvolve programas de educação não formal para crianças, jovens e adultos. Para além desta ONG, os parceiros internacionais do projecto incluem: a Peabody Trust do Reino Unido, a APEA da França e a Cáritas da Polónia. A próxima visita está agendada para final de Novembro, na Amadora.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Júris de Certificação - Secundário





Nos passados dias 8 e 15 de Maio, decorreram mais duas sessões de Júri de Certificação de Nível Secundário nas instalações do Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel, na Venda Nova, elevando assim para 24 o número de adultos que este ano já foi certificado com o Nível Secundário neste Centro.
Em cada uma das sessões, os adultos agora certificados apresentaram aos elementos do júri os seus Portefólios Reflexivos de Aprendizagens, evidenciando as competências adquiridas nas áreas de Cidadania e Profissionalidade, Sociedade, Tecnologia e Ciência e Cultura, Língua, Comunicação. Para além dos elogios tecidos à apresentação oral, em alguns casos acompanhada por suportes electrónicos, o júri também louvou a dedicação na elaboração dos portefólios, cujo resultado final permitiu documentar as aprendizagens realizadas ao longo da vida, constituindo-se, desse modo, um instrumento indispensável no reconhecimento das competências adquiridas em contextos formais, não formais e informais.
Ao terminar a sua prestação, a adulta Maria Helena Moreira referiu que a realização do Processo de RVCC foi uma oportunidade única para recordar pessoas, experiências de vida e acontecimentos já esquecidos. Nas suas palavras: “Valeu a pena o sacrifício e horas gastas neste portefólio que é, afinal de contas, uma pequena amostra da minha vida pessoal, profissional e social. O mais gratificante foi olhar para o passado e sentir que aprendi”. Esta afirmação transparece a tomada de consciência de que o candidato é participante activo na evidenciação das suas competências, sendo constantemente convidado a seleccionar experiências formadoras e a reflectir sobre elas.
Por: Andrea Gil, Formadora CLC
Respons. Secundário

segunda-feira, 12 de maio de 2008

CNO assinala o Dia da Europa com Sessão Solene de Entrega de Diplomas do Básico


No passado dia 9 de Maio, a equipa do Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel (CNOGE) organizou uma sessão solene de entrega de diplomas a alguns adultos que já terminaram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível Básico.
Como forma de assinalar o Dia da Europa, no âmbito das áreas de Cidadania e Empregabilidade (nível Básico) e Cidadania e Profissionalidade (nível Secundário), alguns adultos que neste momento ainda frequentam o processo voluntariamente apresentaram um curto discurso sobre a União Europeia, dando voz a uma pesquisa por eles previamente elaborada sobre vários Estados Membros.
Assim, para o público presente esta sessão não representou apenas o momento em que receberam das mãos da Directora do CNOGE, Dra. Rute Mendonça, os seus merecidos diplomas, mas também a oportunidade de terem um contacto mais próximo com esta grande instituição que é a União Europeia.
Antes da entrega dos diplomas, a Dra. Rute Mendonça e o Director-Geral da Escola Profissional Gustave Eiffel, Dr. Adelino Serras, também presente nesta sessão solene, agradeceram a presença e elogiaram a prestação dos adultos que participaram com dinamismo e empenho na comemoração do Dia da Europa, pois dessa forma contribuíram para que esse dia não caísse no esquecimento do público presente. Reforçaram ainda a importância da União Europeia para o projecto das Novas Oportunidades, enquanto base do seu financiamento e desenvolvimento, de forma geral.
Por fim, congratularam os adultos certificados ali presentes para receberem os seus diplomas, que lhes reconhecem a conclusão do Ensino Básico com todo o mérito e justiça, destacando a importância de darem continuidade aos seus percursos formativos, com a mesma força de vontade com que aceitaram o desafio das Novas Oportunidades, para que Portugal seja um dia reconhecido na União Europeia como um país de cidadãos qualificados e competitivos.

por: Cláudia Vale, Formadora de LC/CE


segunda-feira, 5 de maio de 2008

Primeiro Júri no novo Balcão de Atendimento em Ouressa


Realizou-se no passado dia 24 de Abril o primeiro Júri nas novas instalações do Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel, marcando o final do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de nível Básico de alguns adultos, que viram assim reconhecida e certificada a experiência que foram adquirindo ao longo das suas vidas.
Os membros deste Júri de Certificação destacaram a importância deste processo não só para a vida de cada adulto, mas também para o progresso socio-económico do nosso país. Neste sentido, cada adulto que aceita e leva a bom porto o desafio que representa este processo está a participar e colaborar de forma única para o desenvolvimento de Portugal.
Portanto, bem hajam todos os nossos adultos pelo contributo que todos os dias dão para que os recursos humanos do nosso país no futuro sejam mais competitivos, por serem mais qualificados, mais valorizados e mais confiantes.
Deste Júri saíram de facto adultos mais motivados para a inserção no mercado de trabalho actual e para o investimento na sua própria formação académica e profissional, sendo que o processo ajudou-os a reconhecerem em si mesmos competências preciosas que tinham e desconheciam e a construírem percursos formativos mais sólidos para o seu futuro.
Por: Cláudia Vale, Formadora de LC/CE

Novo Balcão de Atendimento em Ouressa

A Cooptécnica Gustave Eiffel tem, ao longo dos seus dezanove anos de existência, apostado em projectos de educação e formação de ponta, no sentido de incentivar a inovação, apostando na qualificação dos activos das regiões onde está implementada, assumindo compromissos sérios com os vários parceiros sociais envolvidos no seu projecto. Deste modo, abrimos em 2006 um Centro Novas Oportunidades na Venda Nova, que tem procurado, através da sua acção, estimular o aumento dos níveis de certificação e competência de todos os adultos que procuram completar as suas qualificações. Desde Maio de 2006 que cerca de 3500 adultos com baixa escolaridade já procuraram este Centro, para verem validadas e reconhecidas com um nível de escolaridade as competências adquiridas ao longo da sua vida, nestes inclui-se uma taxa significativa de residentes no Concelho de Sintra.


Tendo em conta o recente encerramento do Centro Novas Oportunidades da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, e face ao número elevado de activos residentes neste município com reduzidas qualificações escolares e profissionais, que no entanto detêm conhecimentos e competências que podem ser reconhecidas e validadas, o Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel tem o prazer de anunciar que no dia 1 de Fevereiro de 2008 abrimos um Posto de Atendimento Novas Oportunidades na freguesia de Algueirão – Mem Martins no. Este Posto funcionaem instalações próprias da Cooptécnica Gustave Eiffel, e tem a permanência de Profissionais de RVCC, Técnicos de Diagnóstico e Formadores para dar resposta às necessidades da população residente.


O Posto de Atendimento Novas Oportunidades funciona na Praceta Dr. Simplício Santos, Lote 3, Loja 2 em Mem Martins.