quinta-feira, 28 de junho de 2007

Atingimos as metas

“Para mim, tudo isto constituiu vantagens, desde o reavivar dos conhecimentos possuídos que na minha memória eram quase névoa, juntando-os aos agora obtidos, em especial o uso de computador que, mesmo em fase de aprendizagem, deixa antever um infinito de possibilidades.” São estas as palavras do Sr. Eduardo Pereira, um dos 343 adultos certificados pelo Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel desde a sua abertura em Maio de 2006.

De referir que, o trabalho desenvolvido pelos técnicos do CNO Gustave Eiffel, pautado por um elevado sentido de responsabilidade e capacidade de inovação, permitiu que à presente data, já tenham sido ultrapassadas as metas de referência do ano de 2007, para o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Básico, quer ao nível do número de inscrições (740) quer ao nível dos processos acompanhados (mais de 450) quer ao nível das validações/certificações (252 adultos certificados este ano à data de 25 de Junho).

O segredo desta receita de sucesso tem sido a implementação de um plano interno de formação e acompanhamento dos técnicos envolvidos, permitindo-lhes o desenvolvimento de saberes e competências necessários às suas funções, promovendo a reflexão crítica e a utilização de métodos de trabalho criativos e inovadores, não esquecendo os elevados padrões de qualidade e responsabilidade associados ao processo em que se envolvem. Este plano, adoptado desde o inicio do ano, tem permitido criar e fomentar uma atitude crítica e de desenvolvimento de propostas inovadoras no campo das ciências da educação e em particular no domínio da formação de adultos, numa lógica de investigação-acção. Aliás, através do plano de formação, o CNO Gustave Eiffel tem procurado aliar-se às instituições que desenvolvem propostas inovadoras neste campo, dada a exigência e subjectividade do objecto das suas acções – o adulto e as suas competências.